Ammaia Campanha-2021---Anfiteatro
   Publicidade   
   Publicidade   

Estão a decorrer novos trabalhos no anfiteatro da cidade romana de Ammaia, Marvão.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

O monumento foi identificado em 2019, no âmbito do projecto que visa o estudo dos edifícios lúdicos desta cidade romana.

O anfiteatro, o quinto destes edifícios conhecidos em cidades da antiga Lusitânia, apresenta medianas dimensões, de 53,5 metros no seu eixo maior, e cerca de 40 no menor, com infra-estrutura pétrea e bancadas de madeira, à semelhança dos já conhecidos anfiteatros de Bobadela (Oliveira do Hospital) e de Cáparra (Oliva de Plasencia).

Presentemente, decorre uma campanha de escavação e de diagnóstico das acções de conservação a realizar, financiada pela Fundação “La Caixa”, promovida por um consórcio que envolve a Fundação Cidade de Ammaia, a Fundación de Estudios Romanos, o Museo Nacional de Arte Romano e o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (Uniarq).

Os principais objectivos delineados incluem a continuação da identificação do perímetro do edifício e escavação e estudo dos compartimentos associados à arena (carceres), os locais onde se guardavam os animais, para as venationes, lutas de humanos contra animais, ou onde os gladiadores se preparavam para entrar em acção nos combates singulares que realizavam.

O projecto em curso, que decorre ao longo dos próximos anos, envolve a escavação e estudo do anfiteatro e a sua conservação e valorização.