Início Região Portalegre Marvão: XII Quinzena gastronómica das “Comidas d’Azeite”

Marvão: XII Quinzena gastronómica das “Comidas d’Azeite”

COMPARTILHE
   Publicidade   
   Publicidade   

O Município de Marvão promove, de 18 de Fevereiro a 5 de Março, a 12ª edição das “Comidas d`Azeite”. Esta Quinzena Gastronómica dedicada aos comeres do Lagar pretende dinamizar a economia local, homenagear os produtores e mostrar a qualidade dos azeites produzidos no concelho.

No concelho de Marvão, destino turístico e gastronómico de excelência, ainda existem extensas áreas de olival, de azeitona “galega”, colhida para dar origem a um “néctar dourado”, o azeite, de reconhecida qualidade.

Sob a chancela da marca “Marvão Bom Gosto”, ao longo desta quinzena, o turismo alia-se à gastronomia, promovem-se os produtos endógenos do concelho, e as ementas dos treze restaurantes aderentes apresentam pratos tradicionalmente confeccionados com azeite.

Nos menus poderá encontrar iguarias como a açorda de poejo com azeite e alho, alhada de cação com azeite e coentros, bacalhau com todos, regado com azeite do Lagar, couvada de polvo com azeite cru à portuguesa, migas de coentros com febrinhas do alguidar fritas em azeite, galinha tostada à moda antiga, boleima com azeite, mel e nozes, ou tiborna com azeite e laranja.

Dia 19 de Fevereiro (domingo), às 15h30, a 12ª edição das Comidas d’Azeite é apresentada nos Galegos, com uma visita guiada pelo Lagar/Museu Melara Picado Nunes, onde se explicará o processo de extração e a tradição do azeite alentejano. No final, poderão degustar-se os azeites de Marvão.

Para dia 5 de Março (domingo), no Porto da Espada, está agendado um Mercado de Produtos Locais (11h) e o tradicional almoço convívio de encerramento das Comidas d’Azeite (13h), servido no recinto das festas, pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”. A animação musical estará a cargo de Bários & Colarinhos.

Da ementa fazem parte, a azeitona galega temperada com azeite, o queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, ou a tiborna do Lagar.

   Publicidade