Pc de Toiros de Monforte
©Farpasblogue
   Publicidade   
   Publicidade   

Depois de ter chegado a acordo com a Casa de Pessoal da RTP “com vista a apoiar” a transmissão de uma corrida de touros a partir da Praça de Touros de Monforte, anunciada para 28 de Agosto naquela Vila do Alto Alentejo.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

Em comunicado a autarquia monfortense fundamente este volte face depois dos “constrangimentos e problemas que tem vindo a rodear a organização da anunciada corrida” com “inúmeros rumores e tomadas de posição a circular nas redes sociais”.

“Nessa corrida pretendia-se homenagear o Cavaleiro Paulo Caetano, pela comemoração dos 40 anos de alternativa e os Forcados Amadores de Monforte, pelos 20 anos de existência. Tal iniciativa insere-se na senda da tradição deste Concelho desde sempre ligado à tauromaquia, berço de muitos e valorosos toureiros, bandarilheiros, matadores, forcados, ganadarias e coudelarias”, lê-se no comunicado.

Esta posição – o patrocínio à Casa de Pessoal da RTP para a transmissão televisiva – foi deliberada esta quinta-feira em reunião do Executivo.

Assinado pelo seu Presidente, Gonçalo Lagem, a autarquia lembra que o “Município de Monforte é uma entidade pública de bem” que “quer fazer parte da solução e não do problema” e relembra que ao longo dos anos “foram muitas as iniciativas” promovidas pelo Município “em prol da defesa da arte da tauromaquia” que faz girar à sua volta um conjunto variado de actividades que são estruturantes do tecido económico, social e cultural daquele Concelho.

Porém “criado o ambiente que se observa em redor desta iniciativa”, a Câmara Municipal “não pode estar associada a situações que em nada dignificam a festa e a cultura que se visava apoiar” finaliza.