Publicidade   
   Publicidade   

Monsaraz 360 é o  novo site interactivo que permite conhecer a história e o património arquitectónico da vila medieval de Monsaraz e vai ser apresentado no dia 14 de Agosto, às 19h00, na cerimónia de abertura da Exporeg – 22ª Exposição de Actividades Económicas de Reguengos de Monsaraz. Este é um dos primeiros sites nacionais com uma visita interactiva completa a uma localidade através da tecnologia 360º HDR e de novos media para computador e smartphones

   Pub 
   Pub 
   Pub 

O site é bilingue, em português e inglês, tem galerias de imagens dos fotógrafos António Caeiro, João Fructuosa e David Ramalho, a história da vila, visita interactiva 360 graus e o mapa de localização com informação das povoações mais próximas. As empresas locais poderão ter visitas interactivas e assim ficarem associadas ao projecto.

Na visita 360 graus é possível navegar de forma interactiva através dos pontos mais importantes de Monsaraz e aceder a informações sobre a sua história. O percurso começa na Ermida de S. Bento, localizada no exterior das muralhas da vila, dando a possibilidade de conhecer as paisagens com temperaturas mais elevadas do Alentejo e o verde que é acompanhado por um pôr-do-sol em mês primaveril.

No segundo ponto, a porta da vila, começa a descoberta das ruas históricas de uma das mais belas vilas de Portugal, percorrendo a Rua Direita, o largo de D. Nuno Alvares Pereira e a Igreja de Nossa Senhora da Lagoa até ao castelo de Monsaraz, com vista panorâmica para a paisagem da região.

A visita interactiva faz-se por ícones que identificam o local mais próximo, tal como se fosse um guia turístico interactivo ilustrado, e através de pontos apresenta a história, alojamentos, restaurantes e lojas de artesanato e de produtos regionais. Poderá ser feita também através de um mapa com a tecnologia Google Maps para uma localização mais abrangente e miniaturas de acesso rápido ao ponto de interesse.

Foram realizadas versões da visita para computador, tablet e telemóvel (sistemas operativos Android e iOS). Através de dispositivos móveis é possível a quem visita a vila medieval ter acesso a informações úteis dos principais pontos de Monsaraz, ao Guia Turístico de Reguengos de Monsaraz (em formato pdf) e a eventos que vão acontecer na localidade. Os utilizadores podem ainda mostrar fotografias e contar a sua experiência em Monsaraz nas páginas de facebook “Reguengos com Vida” (www.facebook.com/ReguengosComVida) e Grupo de Facebook de Monsaraz (www.facebook.com/groups/monsaraz/). O trabalho é da autoria de Nuno Madeira, fundador do estúdio digital WIDE e do site 360cityguides, que é dedicado à divulgação do património cultural nacional através da tecnologia 360º e de novos media.