Início Actual Monsaraz é candidata às 7 Maravilhas de Portugal, na categoria “Aldeias Monumento”

Monsaraz é candidata às 7 Maravilhas de Portugal, na categoria “Aldeias Monumento”

Votação decorre este domingo, 13 de Agosto, a partir das 9h, através de um número de telefone que será indicado durante a emissão da RTP

COMPARTILHE
   Publicidade   
   Publicidade   

Monsaraz vai ser votada este domingo, dia 13 de Agosto, na gala de eleição do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, na categoria Monumento. A votação tem início às 9h, através de um número de telefone que será indicado durante a emissão da RTP1, e decorre até quase ao final da gala, que acontece em Monsanto, a partir das 21h, com transmissão em directo na televisão pública.

Monsaraz está integrada na categoria Monumento, em conjunto com Almeida, Estói, Evoramonte, Idanha-a-Velha, Monsanto e Sortelha. As duas localidades que obtiverem mais votos no domingo, serão apuradas para a final, que vai decorrer no dia 3 de Setembro, em Piódão.

O concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias apurou inicialmente 332 candidaturas de um total de 446 candidaturas que foram apresentadas. Posteriormente, foram escolhidas 49 localidades pré-finalistas nas categorias “Aldeias Monumento”, “Aldeias Remotas”, “Aldeias Rurais”, “Aldeias Ribeirinhas”, “Aldeias em Áreas Protegidas”, “Aldeias Autênticas” e “Aldeias de Mar”.

A monumentalidade de Monsaraz deve-se a milénios de história nesta região. Monsaraz recebeu influências romanas, visigóticas, árabes, judaicas e cristãs e tem na sua envolvente mais de 150 monumentos megalíticos identificados, alguns com mais de seis mil anos de história.

No interior de Monsaraz destaca-se o seu conjunto arquitectónico, com cerca de vinte monumentos e locais de interesse protegidos pelas imponentes muralhas que se mantêm com a passagem do tempo, tais como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia de Monsaraz, os Paços da Audiência, a Igreja de Santiago e todo o casario. Para os que se aventuram à descoberta de ruas estreitas, cantos e recantos soalheiros ou de pontos altos, é certa a sensação de deslumbramento e surpresa causada pela magnífica e tradicional paisagem, agora enriquecida pela beleza do Grande Lago Alqueva.

As fortificações de Monsaraz estão classificadas como Monumento Nacional desde 1946, tendo sido aumentada a sua abrangência em 1971 a todo o conjunto medieval intramuros da vila.

   Publicidade