Publicidade   
   Publicidade   

A vila medieval de Monsaraz vai celebrar a quadra natalícia entre os dias 4 de Dezembro e 9 de Janeiro com o tradicional Presépio de Rua com figuras em tamanho real, mostra de artesanato e de produtos regionais, animação de rua, um tributo à paz, concertos de Natal, de Ano Novo e de Reis, o Cante ao Menino e o Cante aos Reis. Hoje, pelas 19h00, no Largo do Castelo, tem início este conjunto de eventos intitulado “Monsaraz do Natal aos Reis”, com a inauguração do Presépio de Rua e a actuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

Este projecto artístico da escultora Teresa Martins vai estar em exposição pelo décimo sexto ano consecutivo e pode ser apreciado até ao dia 9 de Janeiro. Pelas ruas da vila medieval vão estar dispersas as figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no Largo do Castelo.

As estruturas das figuras em tamanho real são feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua. As esculturas estão pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, e têm as caras e as mãos feitas em cerâmica. Em cada ano as figuras são colocadas em locais diferentes e estão iluminadas durante a noite, propondo um passeio agradável pelas ruas da vila medieval.

Monsaraz - Cante ao Menino“Monsaraz do Natal aos Reis”, iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Junta de Freguesia de Monsaraz e Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, propõe para este fim-de-semana uma mostra de artesanato e de produtos regionais, dias 5 e 6 de Dezembro, das 10h00 às 17h00, no Largo Dom Nuno Alvares Pereira. No dia 12 de Dezembro, entre as 12h00 e as 17h00, no adro da Igreja Matriz, haverá animação musical de rua pelos alunos da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Corvalense e a actuação da Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Corvalense.

No dia 19 de Dezembro, às 21h, a Igreja Matriz vai receber o tradicional Cante ao Menino, com as participações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral e Etnográfico “Amigos do Alentejo” do Feijó e o poeta Manuel Sérgio, que vai estar acompanhado à viola por José Farinha. No mesmo local, no dia 26 de Dezembro, pelas 17h, realiza-se o Concerto de Natal com o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense.

O primeiro dia do ano terá o Concerto de Ano Novo e pela Paz. Na Igreja de Santiago, às 17h30, vai actuar o Quarteto Bachus, acompanhado pela soprano Ana Cerro (solista do Teatro Nacional S. Carlos) e com a participação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. Depois do concerto, pelas 19h, associações e empresas locais vão prestar um tributo à paz com o lançamento de 100 lanternas de céu, num cordão humano que vai ligar a porta da vila à porta do castelo.

Durante o dia 2 de Janeiro haverá animação de rua com grupos de música de câmara da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. O Cante aos Reis vai decorrer junto ao presépio no dia 5 de Janeiro, às 19h30, com modas interpretadas pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

A fechar o “Monsaraz do Natal aos Reis”, no dia 9 de Janeiro, às 17h, na Igreja Matriz, haverá o Concerto de Reis pelo Coral de S. Domingos, dirigido pelo Maestro João Luís Nabo.

[envira-gallery id="22979"]

[spacer color=”8BC234″ icon=”fa-envelope-o” style=”3″]

---[ Pub ]---