Início Região Beja Moura: CPCJ Inaugura Sala de Audição da Criança

Moura: CPCJ Inaugura Sala de Audição da Criança

COMPARTILHE

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Moura assinala o seu 15º Aniversário a 14 de Fevereiro dia em que, pelas 14h30, vai inaugurar a abertura da sala de audição da criança no r/c da sua sede, dando cumprimento aos princípios orientadores consignados no Artº 4º da Lei de Protecção de Crianças de Jovens em Perigo de acordo com a legislação em vigor.

Desta forma, fica garantido um espaço onde a criança se sinta bem para poder expressar livremente os seus sentimentos, para poder relatar as suas vivências, um espaço de confiança para que revelem mensagens que de outro modo seriam ocultas. O espaço físico, onde a criança se encontra presente, influencia o seu modo de sentir (conforto ou não), o seu modo de interagir (com receio ou não), o seu modo de expressar (tensa ou não), sobretudo nas Comissões.

Quanto mais à vontade ela se sentir naquele espaço, mais livre se sente para proferir a verdade e plena opinião dela.

Com este espaço irão estar garantidos os princípios orientadores da intervenção da Comissão com as crianças e jovens deste concelho.

A CPCJ) é uma instituição oficial não judiciária com autonomia funcional que visa promover os direitos da criança e do jovem e revenir ou pôr termo a situações susceptíveis de afectar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

Legislação
Lei 147/99, de 1 de Setembro e as alterações introduzidas pelas leis 142/2015, de 8 de Setembro,  23/2017, de 23 de Maio, e 26/2018, de 5 de Julho),