Desinfeção-dos-lares-de-idosos
   Publicidade   
   Publicidade   
   Publicidade   

O Município de Reguengos de Monsaraz iniciou esta tarde a desinfecção preventiva de todos os lares de idosos do concelho. A operação está a ser executada pela empresa Controlo XXI em articulação com a Protecção Civil Municipal, as entidades e os responsáveis técnicos de cada lar e consiste na nebulização dos espaços com um produto desinfectante que actua anulando qualquer contaminação.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

Este produto deixa uma película protectora nas superfícies durante vários dias, resiste a lavagens frequentes e é inócuo para os utilizadores, permitindo que as valências funcionem normalmente. A autarquia iniciou ainda na semana passada a desinfecção de espaços públicos e dos equipamentos colectivos de maior risco, de acordo com as indicações da Direcção Geral de Saúde.

Desinfeção-dos-lares-de-idosos

No âmbito das medidas de prevenção e combate à pandemia de Covid-19, a câmara municipal procedeu à instalação e operacionalização, em conjunto com a Cruz Vermelha Portuguesa, de uma zona de acolhimento de reforços operacionais com 30 camas no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições, preparada para se for necessário acolher elementos da protecção civil e profissionais de saúde, ficando ainda de reserva mais 35 camas que podem igualmente ser colocadas.

Desinfeção-dos-lares-de-idososNa área dos equipamentos de primeira linha previstos no Plano de Evacuação de Estruturas Residenciais de Pessoas idosas (ERPI) estão preparadas a Creche da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva e duas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, somando cerca de 60 camas. Adicionalmente estão ainda de prevenção cerca de 20 camas em unidades de alojamento turístico preparadas para estas eventuais operações de evacuação. Em termos de equipamentos de segunda linha previstos neste plano hoje aprovado na Comissão Distrital de Protecção Civil, estão operacionalizadas as instalações da Sociedade Harmonia Sanmarquense, do Centro Cultural Cumeadense e parte do espaço do Centro de Emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Das medidas de planeamento do concelho de Reguengos de Monsaraz fazem ainda parte cerca de 50 camas de alojamentos turísticos para acolher profissionais de saúde e outros operacionais de primeira linha que queiram descansar ou cumprir quarentena fora do ambiente familiar.