Museu Municipal de Fotografia completou mais um aniversário

João Carpinteiro, Director do Museu ©Elvasnews/António Pinto
   Pub   
   Pub   

O Museu Municipal de Fotografia em Elvas, completou esta terça-feira, dia 15 de Novembro, mais um aniversário, o 13º.

As comemorações começaram logo pela manhã com uma Missa na Igreja do Salvador, por alma de todos os colaboradores e amigos do Museu já falecidos.

Pelas 17 horas, no auditório do Museu teve início a cerimónia comemorativa do 13º aniversário com as intervenções do Director do Museu, João Carpinteiro, e do Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, e com a presença de inúmeros convidados e entidades oficiais.

 Pub 
 Pub 

O Autarca mostrou-se satisfeito “por vir a esta casa que acaba por ser a nossa casa e encontrar-se com amigos e entusiastas da fotografia e  também amigos do Dr. João Carpinteiro”.

Nuno Mocinha acrescentou dizendo “ter conseguido á última da hora mudar a sua agenda para poder estar neste aniversário devido á insistência por parte do Dr. João Carpinteiro” e fez questão de sublinhar que “é uma obrigação institucional apoiar todas as iniciativas deste espaço, tendo em conta que o mesmo é municipal ”.

Nuno Mocinha, Presidente da CME

Por sua vez João Carpinteiro, em entrevista exclusiva ao ElvasNews, fez um balanço positivo destes treze anos, dizendo “ não poder ter sido melhor, temos desenvolvido um sem número de actividades que abrangem várias áreas e que têm sido um sucesso, a par do laboratório que tem sido muito usado pelas crianças a revelar os seus rolos e realizarem a célebre “pignol”.

O responsável orgulha-se de “ser o único museu existente em Portugal e na Península Ibéria o que justifica o número de visitantes, que rondam até ao momento os 44 mil de 57 Paises, sendo o 3º museu mais visitado na cidade de Elvas”.

João Carpinteiro, Director do Museu

Quanto ao futuro, João Carpinteiro já tem praticamente alinhada a actividade para 2017, e deixou cair algumas surpresas preparadas para o próximo ano  relacionadas com o cinema e o teatro.

De seguida todos os presentes tiveram a oportunidade de recordar alguns dos muitos momentos vividos neste espaço com a projecção de um trabalho em vídeo da responsabilidade de Isabel Carpinteiro e edição de Filipe Calado.

Vitória Branco, Vereadora

O programa contou ainda com animação musical a cargo de Jorge Goes e das alunas da Academia de Dança de Elvas dirigidas por Maria Abreu.

A cerimónia terminou na sala de exposições temporárias do Museu, com a entrega dos prémios aos vencedores da 5ª Maratona de Fotografia do Forte da Graça cujos trabalhos podem ser vistos até dia 2 de Dezembro e o partir do bolo ao som dos parabéns a você.

Premiados da 5ª Maratona

1º Prémio – Isolina Lages – Évora;
2º Prémio – Manuel Jaleco – Évora;
3º Prémio – António Ferreira Góis – Elvas
4º Prémio – Vitor Lopes – Almeirim
5º Prémio – Elisabete Abegão – Almeirim

Menções honrosas

António Ferreira Góis – Elvas;
Manuel Jaleco – Évora;
Elisabete Abegão – Almeirim;
Isolina Lages – Évora