Operação “BACO” arranca à meia-noite

   Pub   
   Pub   
   Pub   

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica na madrugada deste sábado, 31 de Maio, entre a meia-noite e as 07h00, uma fiscalização dirigida à condução sob influência de álcool e de substâncias psicotrópicas bem como ao combate à criminalidade.

A GNR alerta que no terreno vai estar um efectivo de 995 militares da Unidade Nacional de Trânsito, dos comandos territoriais e da Unidade de Intervenção, para levar a cabo um total de 408 acções de fiscalização previstas. Estas acções serão direccionadas para as vias onde as infracções por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação (sobretudo nos acessos a estabelecimentos de diversão nocturna), e existam dados ou indícios da prática de ilícitos de natureza criminal.

De acordo com a instituição, no âmbito das Operações Baco realizadas em 2014, foram testados 19 271 condutores, dos quais 826 conduziam com taxa de álcool superior ao permitido por lei, tendo 288 destes condutores sido detidos por conduzirem com taxa crime (igual/superior a 1,20 gramas/litro).

 Pub 
 Pub 
 Pub 
 Pub 

A condução sob o efeito de álcool e de substâncias psicotrópicas é um dos factores que mais contribui para a sinistralidade rodoviária motivo pelo qual a GNR direcciona esta operação para os factores, grupos e locais de risco, com o objectivo de melhorar a segurança rodoviária.