Operação-RAIL-ACTION-DAY-“ACTIVE-SHIELD”
   Publicidade   
   Publicidade   

A operação internacional RAIL ACTION DAY “ACTIVE SHIELD” da RAILPOL decorreu nos dias 2 e 3 de Julho. No âmbito desta operação a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou acções de combate à criminalidade, especialmente direccionadas para as estações de comboio, seus passageiros e suas imediações, bem como acções de prevenção e fiscalização rodoviária e das medidas sanitárias relativas à pandemia COVID-19.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

A RAILPOL é uma associação internacional de Polícias europeias responsáveis pela segurança dos transportes ferroviários.

A sua principal missão é reforçar e intensificar a cooperação policial ferroviária na Europa, a fim de prevenir ameaças e garantir a eficácia das medidas contra a criminalidade transfronteiriça, reforçando o sentimento de segurança dos cidadãos que recorrem a este meio de transporte.

A PSP representa Portugal nesta plataforma de trabalho europeia e tem assento no Conselho Estratégico, bem como nos diversos grupos de trabalhos promovidos pela RAILPOL.

Nesta operação foram contactados 964 cidadãos em 58 estações, elaborados 11 autos de contra-ordenação por infracções rodoviárias, e detidas 4 pessoas por:

– Tráfico de produto estupefaciente (apreendidos 33,22gr de haxixe e cocaína);
– Condução sem habilitação legal;
– Ameaça com arma branca.

Foi ainda dado cumprimento a um mandado de detenção.