Início Actual Órgão de Tubos da Sé de Elvas volta a tocar no Te...

Órgão de Tubos da Sé de Elvas volta a tocar no Te Deum de Acção de Graças, a 14 de Janeiro

COMPARTILHE
Órgão grande da Sé de Elvas, o mais monumental, de fachada preciosamente entalhada
©Elvasnews

Celebra-se na próxima segunda-feira, 14 de Janeiro (feriado Municipal), o 360º aniversário da célebre Batalha das Linhas de Elvas com um vasto leque de eventos alusivos.

Na Igreja de Nossa Senhora da Assunção (antiga Sé), pelas 18 horas, é celebrado um Te Deum de Acção de Graças o qual contará com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado.

Nesta ocasião o histórico Órgão de Tubos voltará a fazer-se ouvir pela acção do organista da Sé de Beja, Francisco Molho, será o responsável nesta ocasião especial.

Órgão de armário (1758) e Grande (1760), construídos por Pascoal Caetano Oldovino

Os tubos que compõem os dois órgãos da igreja, que ao longo de mais de meio século estiveram “mudos”, voltaram a tocar em recital comemorativo, a 4 de Março de 2016.

De recordar que o órgão de tubos da Sé de Elvas esteve “mudo” mais de meio século, tendo sido alvo de um investimento na ordem dos 150 mil euros, financiado através de um contrato de financiamento a projectos de património cultural (Conservação e Restauro dos órgãos Históricos), no âmbito do INALENTEJO, e que incluiu o restauro da caixa, assim como o tratamento da superfície da estrutura, que apresentava peças muito danificadas, e das disjunções, para que fosse possível que os órgãos voltassem a tocar.