Publicidade   
   Publicidade   

Numa altura em que se debate a necessidade urgente de combater a poluição causada pelos plásticos, o grupo de investigação em polímeros da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) promove, no próximo dia 1 de Julho, uma sessão dedicada ao tema durante um simpósio sobre transferência de tecnologia.

   Pub 
   Pub 

A iniciativa, que tem lugar às 14 horas no anfiteatro nobre do Departamento de Engenharia Química, no Pólo II da UC, conta com a participação da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP).

Jorge Coelho, especialista em polímeros e organizador do simpósio, afirma que a problemática do impacto dos plásticos no ambiente coloca «enormes desafios quer à ciência quer à indústria do sector. Se por um lado é necessário desenvolver novos materiais amigos do ambiente que permitam substituir os actuais polímeros – na sua maioria de origem fóssil -, por outro, essas novas soluções têm de ser economicamente sustentáveis para as indústrias».

Além disso, o cientista da FCTUC considera que «grande parte do debate sobre a poluição provocada por plásticos não tem qualquer fundamentação científica. Queremos contribuir para um debate baseado na ciência e discutir estratégias eficientes que ajudem a mitigar o grave problema dos plásticos, porque as universidades têm o dever de contribuir com soluções para resolver problemas da sociedade».

Neste simpósio vão também ser apresentados resultados de projectos de investigação na área de polímeros de nova geração desenvolvidos na FCTUC em parceria com a indústria, designadamente com as empresas CIRES, TMG Automotive, VESAM, SICOR e COMPONIT, Lda.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição através do correio electrónico.

Veja aqui o programa completo.