Home Opinião Graça Amiguinho O papel do Professor na sociedade

O papel do Professor na sociedade

Longe vai o tempo em que o professor era considerado pela população como alguém com autoridade e a quem  respeitava de uma forma bastante especial.

Os tempos vão mudando mas há coisas que serão sempre iguais pela importância que têm e pela força que encerram.

O professor é o pilar da educação de um povo, o garante da passagem dos valores culturais e científicos, de geração em geração.

Podem, na verdade, evoluir as formas de divulgação do saber e, hoje, de uma forma bem fácil, qualquer pessoa interessada tem acesso à informação através das novas tecnologias de comunicação.

Mas nada poderá substituir a ação de um bom Professor .

O professor que viva a sua profissão com amor, competência e entusiamo é uma peça fundamental na formação do carácter e personalidade do aluno ajudando-o a descobrir a alegria de saber, a vontade de pesquisar novos caminhos para alcançar o sucesso, a relacionar-se com os outros seres da sua comunidade educativa , a partilhar as suas vivências , a amar a vida!

Considero que todas as profissões são dignas quando desempenhadas com honestidade e dedicação. Mas ser professor é fazer um trabalho que ultrapassa o imaginável .

Ninguém nasce ensinado. Todos precisamos de bons professores. Um bom professor é um diamante de valor incalculável .

Quantas das nossas crianças, ainda no berço, saem do seu lar e são entregues a professores que têm que assumir o papel dos pais dando carinho, criando hábitos, e, mais tarde,  ensinando a falar, a ler, a escrever, a raciocinar, a comparar, a medir, a desenhar, recortar, colar, pintar, cantar, dançar, brincar, enfim, mil e uma atividades orientadas com conhecimento dos objetivos a alcançar para que haja uma educação integral .

“Canto a minha terra, a minha gente ! Este povo que amo , a terra arada, o sol ardente!”, Graça Foles Amiguinho
“Canto a minha terra, a minha gente! Este povo que amo, a terra arada, o sol ardente!”, Graça Foles Amiguinho

Todos precisamos de bons médicos, enfermeiros,  dentistas, mas quanto menos vezes, melhor, pois em alguns casos será sinal de que tudo corre bem sem acidentes graves de percurso .

De um professor precisamos todos os dias com alguns intervalos de férias para descanso.

O professor espera os seus alunos todos os dias lectivos com responsabilidade, competência, organização, generosidade e espírito de compreensão.

Nem sempre é uma tarefa fácil pois nem sempre estão reunidas as condições consideradas indispensáveis para que o processo de aprendizagem decorra sem incidentes.

Quantas vezes o professor tem que sorrir tendo vontade de chorar tal como o palhaço num palco. O professor tem que esquecer-se de si próprio para viver a vida dos seus alunos, descobrir as suas dificuldades, ir ao encontro dos seus medos, ajudar a ultrapassar os problemas de ordem cognitiva e familiar. E, a par de tudo isso, tem por obrigação cumprir os programas rigorosamente a fim de não prejudicar o normal funcionamento do ensino.

Tudo faz sem esperar recompensas. Quantas vezes a sua generosidade é mal interpretada, a sua exigência  criticada, a sua atitude incompreendida .

Mas não desiste. De consciência tranquila procura cumprir a sua missão.

Para atrair os seus alunos e motivá-los a seguir o seu raciocínio, procura as mais diversas formas sempre com o  intuito de os  conduzir a um final feliz.

Como professora que fui, passei por todas estas vivências e, cada regresso às aulas era para mim renascer, voltar a ter nas mãos as almas ingénuas das crianças conduzindo-as pelas sendas do bem, do amor e da paz.

Um dia escrevi este poema para a turma cantar:

Os meninos à volta de escola

vão aprender coisas de sonho e de verdade,

vão aprender como se fazem contas lindas

Vão saber ler histórias de vida e Liberdade!

E no final de um dia de trabalho,

à volta da Professora carinhosa,

todos se unem em amor e sabedoria.

E para casa levam sempre a lembrança

do que fizeram com toda a alegria!

Que em cada dia que passa, o professor descubra a alegria da sua profissão, a dignifique e torne este Portugal um País de gente que ame a  sabedoria.

NO COMMENTS