Portalegre | Festas da cidade regressam este mês após dois anos de interregno

Portalegre
   Pub   
   Pub   
   Pub   

Desfiles etnográficos, música, exposições, artesanato e gastronomia são os atractivos das festas de Portalegre, que regressam entre os dias 20 e 23 deste mês, após dois anos de interregno devido à pandemia da covid-19, foi hoje divulgado.

Em declarações à Lusa, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, disse que as festas que o município tem para oferecer vão ser “muito dignas para uma capital de distrito” e que o programa prevê o envolvimento de entidades, associações e colectividades do concelho.

“As festas vão contar com um leque de artistas variado, exposições, a gastronomia mais presente nas festas, que vão este ano decorrer no Jardim da Corredoura, e eu acho que, mesmo com um orçamento limitado, os portalegrenses vão gostar dos festejos que preparámos”, disse.

 Pub 
 Pub 
 Pub 

O momento alto das festas vai acontecer em 23 de Maio, Dia da Cidade de Portalegre, com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, pelas 09:00, seguindo-se uma eucaristia presidida pelo bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, Antonino Dias, na Igreja de São Lourenço.

Outro dos momentos importantes do dia é a sessão solene comemorativa dos 472 anos de elevação de Portalegre a cidade, que vai decorrer na sala de congressos do município pelas 14:30.

Nesta sessão, vão ser atribuídas oito medalhas de mérito municipal – grau ouro, três medalhas de bons serviços – grau ouro, e ainda 30 medalhas de bons serviços – grau prata, a personalidades e entidades do concelho.

No que diz respeito à animação musical, no primeiro dia [20 de maio] sobe ao palco o cantor Jorge Guerreiro, no dia 21 um espectáculo de som, luz e pirotecnia, com a Banda Euterpe, no dia 22 um concerto com Fernando Daniel e no dia 23 está anunciada uma noite de fados.

Os espectáculos têm todos início às 22:30, sendo que os finais das noites serão animados por Dj´s.

Outro dos momentos altos dos festejos é o tradicional desfile das carroças e das Maias, iniciativa que vai decorrer pelas artérias da cidade no dia 23 de Maio, pelas 16:00.

Além das tasquinhas, este ano vai ser criado um espaço de restauração no Jardim da Corredoura, com animação musical assegurada por vários grupos locais.

Ao longo do jardim cerca de 50 stands, organizados por temáticas, contam com a presença de diferentes expositores de associações, artesanato e de empresas.