Portugal Air Summit 21
   Publicidade   
   Publicidade   

O Portugal Air Summit, a maior Cimeira no sector aeronáutico, defesa e espaço da Península Ibérica, regressa a Ponte de Sor para a sua quinta edição. De 13 a 17 de Outubro, o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, localidade chave do cluster aeronáutico, volta a receber algumas das entidades e personalidades mais relevantes da indústria, infra-estruturas e serviços, para debaterem e analisarem o sector da aviação – tripulada e não tripulada -, aeronáutica, espaço e defesa.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

Sob o tema central “Flying for a New Start”, a quinta edição do Portugal Air Summit (PAS), que decorrerá num formato híbrido – em resposta ao momento de saúde pública que atravessamos –, reunirá novamente todos os actores da indústria aeroespacial em torno das últimas inovações tecnológicas e da discussão dos temas mais prementes da actualidade dos referidos sectores. O evento decorrerá durante cinco dias, sendo os primeiros três dias maioritariamente focados nos profissionais, seguidos de dois dias mais abertos ao público em geral.

Face ao seu formato híbrido, terá lugar em dois estúdios, onde decorrerão cerca de 50 conferências e participarão mais de 200 oradores.

Flying for a New Start – tema central da edição 2021

Como referido este ano, o Portugal Air Summit terá como tema central, “Flying for a New Start”, estando já confirmadas as presenças do Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, que abrirá o evento, e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que fará a sessão de abertura do dia 13 de Outubro. Para o mesmo dia, às 10h35, está também confirmada a presença da Presidente Executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener para falar do futuro da companhia de bandeira com a moderação do jornalista Vitor Gonçalves.

A pandemia de COVID-19 afectou gravemente a economia mundial, colocando a maior parte das indústrias e sectores numa situação de dificuldade. O sector da aeronáutica e aviação foi um dos que mais sofreu, com uma prolongada queda do tráfego aéreo e acentuada diminuição da actividade.

A recuperação do sector é incerta, sendo por isso primordial discutir o seu futuro, bem como debater as diferentes hipóteses de recuperação e viabilização desta actividade e das que se encontram subjacentes ou dependentes.

Segundo Nuno Molarinho, CEO da The Race, “Esta 5ª edição vem reforçar e trazer para o debate público a relevância da indústria aeronáutica no nosso país e a nível internacional.

Será um momento em que os principais players deste sector poderão fazer um overview bem como um posicionamento do que será a evolução deste mercado a médio-longo prazo.

As entidades públicas aqui representadas revelam que o evento tem vindo a contribuir ao longo das suas edições para optimizar este sector e assim contribuir para que os novos talentos reúnam e apresentem o melhor desta área”.

“Este ano, e à semelhança das outras edições, tendo sempre em consideração as normativas da DGS, queremos sentir novamente o público e contribuir para que entre os dias 13 e 17 de Outubro, possam assistir às conferências, fazer networking, contactar com as empresas presentes no Exhibition Hall e ainda desfrutar de momentos de lazer que têm vindo também a contribuir para tornar Ponte de Sor numa referência e num ponto e passagem relevante, não só nestes dias, mas ao longo de todo o ano”.

PAS 2021 – Uma fórmula de sucesso com agenda única

As edições anteriores do Portugal Air Summit foram marcadas por um grande sucesso, através da presença de mais de 400 nomes de relevo, os quais fizeram parte do programa de conferências, tanto a nível governamental, como a nível de empresas privadas que actuam nas áreas da aviação, aeronáutica, espaço e defesa. Já em 2020 a transmissão em streaming chegou a cerca de 60 países, posicionando o Portugal Air Summit como um dos 3 eventos com maior impacto internacional. Em 2021, a quinta edição promete repetir a fórmula de sucesso de anos anteriores.

Nesse sentido, realizar-se-á uma competição de lançamento de rockets, através do EuRoc – European Rocletry Challenge –, que reúne alunos de várias universidades europeias, contando este ano com 20 equipas e cerca de 400 alunos de toda a Europa, entre as quais, pela primeira vez, uma equipa portuguesa do Instituto Superior Técnico.

Também à semelhança de anos anteriores, o público em geral poderá encontrar diversas actividades paralelas, assim como um forte programa lúdico com Airshows, espaços e actividades para os mais novos, com entrada gratuita.

O Portugal Air Summit decorre de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor e a empresa The Race.