Início Região Primeiro Festival Internacional de Percussão do Alentejo Central decorre em Reguengos de...

Primeiro Festival Internacional de Percussão do Alentejo Central decorre em Reguengos de Monsaraz

Organização da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.

COMPARTILHE

O primeiro Festival Internacional de Percussão do Alentejo Central teve início esta manhã em Reguengos de Monsaraz com uma aula de tímpanos com Roland Dénes, timpaneiro da Budapest Festival Orchestra. Até às 18h está a decorrer no Parque da Cidade um workshop de percussão africana da responsabilidade do percussionista Sérgio Almeida, músico que convida os participantes para um concerto a partir das 21h30 na biblioteca municipal.

No sábado, segundo dia do Festival Internacional de Percussão do Alentejo, entre as 10h e as 13h, na Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, haverá uma aula de marimba com Theodor Milkov, que estará pela primeira vez em Portugal. O marimbista russo-grego vai abordar a técnica pianista e os exercícios “Transparent Fluidity” e “Fluent movement for Marimba”. Também às 10h, no auditório da biblioteca municipal, tem início a sessão de musicoterapia para pessoas portadoras de deficiência “A Arte d’Improviso”, por Sara Reinaldo.

Das 15h às 16h30 haverá mais uma aula de marimba com Theodor Milkov na Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. Às 15h, inicia-se no auditório da biblioteca municipal uma sessão de sensibilização musical para pais e filhos dos 5 aos 10 anos de idade intitulada “Crescer é Divertido”, com Mariana Espadana.

Pelas 18h haverá um concerto de marimba de Theodor Milkov na Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz. O músico vai interpretar a “Suite para Violoncelo n.º 5 em Dó Menor” de Johann Sebastian Bach, a “Sonata para Piano em Dó Maior, K 330”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e “Opening Metamorphosis 1”, “Etude 1” e “Metamorphosis 2”, de Philip Glass.

A partir das 21h30, no Auditório Municipal, decorre um concerto com o Pulsat Percussion Group e a participação especial de Theodor Milkov. Fundado em 2012, este grupo desenvolve a música contemporânea para percussão com recurso a novas abordagens e no concerto vai interpretar “Third Construction”, de John Cage, “In Memoriam Bernardo Sassetti, de Daniel Bernardes, “Mallet Quartet”, de Steve Reich, “Mappa do Coração”, de Jorge Prendas, “Metamorphosis 2”, de Philip Glass, e “An Overwhelming Capacity for Denial”, de Michael Laurello.

No domingo, a Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense recebe aulas de marimba com o músico Theodor Milkov entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 15h30, e de bateria com o baterista André Silva das 10h às 13h. A fechar o Festival Internacional de Percussão do Alentejo Central realiza-se às 18h no Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições o concerto de encerramento com a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e os solistas Vasco Ramalho, Rui Quintas e Paulo Amendoeira.

O programa do concerto integra as composições “Xeres”, de John Mackey, “In a Cause Called Glorious”, de Stephen Melillo, “Symphonic Overture”, de James Barnes, “Innuendo”, de Marco Somadossi, e “The Universe”, de Ludwig Albert. O primeiro Festival Internacional de Percussão do Alentejo Central é organizado pela Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.