Quinta edição do Portugal Air Summit confirma novo sucesso no aeródromo de Ponte de Sor

Portugal Air Summit 2021
   Publicidade   
   Publicidade   

O aeródromo e cluster aeronáutico de Ponte de Sor foi, durante cinco dias, o palco da 5ª edição do Portugal Air Summit. A maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica mostrou, mais uma vez, que é indiscutivelmente a referência de excelência do sector da aviação – tripulada e não tripulada – aeronáutica, espaço e defesa.

Apesar do formato híbrido, entre presencial e transmissão em streaming, durante os dias 13 e 17 de Outubro, passaram pelo aeródromo de Ponte de Sor um total de 12 mil pessoas que assistiram às conferências e aos espectáculos aéreos, respeitando a capacidade máxima estipulada no protocolo de restrição COVID aprovado pela DGS.

Também via streaming os números mostram o interesse cada vez maior e mais sustentado do público por este tipo de formato e eventos, inclusive além-fronteiras.

 Pub 
 Pub 

Sob o tema central “Flying for a New Start”, a quinta edição do Portugal Air Summit (PAS), contou com 32.828 pessoas a assistir via streaming, sendo que destas, 5.141 assistiram do estrangeiro, mostrando a relevância do evento e dos temas abordados, que mostrou também ao nível de social media um record de audiências, tendo um reach acumulado perto dos 2 milhões de pessoas impactadas com o evento.

Durante três dias de conferências, estiveram ainda presentes – em formato físico ou via streaming – mais de 200 oradores divididos em dois palcos, num total de 89 conferências, que tiveram a moderação e apresentação a cargo de nomes conhecidos do grande público da área do entretenimento e da informação, como Catarina Furtado, ou os jornalistas Cristina Esteves, Victor Gonçalves e João Maia Abreu.

Ao longo dos seus cinco dias de realização, o Portugal Air Summit contou ainda com a presença de 66 stands físicos e 90 patrocinadores e parceiros, tendo os mesmos já manifestado o desejo de continuar a marcar presença na edição de 2022. O Portugal Air Summit 2021 foi ainda promotor de networking e gerador de negócio entre o sector, perfazendo um montante superior a 10 milhões, no qual se contabiliza a venda de quatro aviões, num total de 900 mil euros.

Segundo Nuno Molarinho, CEO da The Race, “A quinta edição do Portugal Air Summit foi pautada por uma significativa participação das empresas e das entidades publicas e sobretudo pela adesão em termos da presença física do publico. Este ano, com os inúmeros desafios e incertezas que tínhamos pela frente, conseguimos superar em larga escala todos os compromissos e metas a que nos propusemos. Na relação comercial ultrapassarmos largamente a quantidade de parceiros que inicialmente tínhamos previsto, em termos da emissão via streaming batemos todos os recordes de audiência e no entretenimento, airshow e espectáculo nocturno, conseguimos uma vez mais criar dinâmicas espectaculares que agarraram as pessoas durante os 5 dias de evento aos céus de Ponte de Sor.”

“Este ano o European Rocketry Challenge veio também fortalecer a relação com a academia e os estudantes com a participação de mais de 15 universidades estrangeiras e 400 jovens, numa competição extraordinária repleta de emoção. Nesta quinta edição ficámos com uma elevada satisfação de missão cumprida, sobretudo porque este evento tem vindo a tornar-se, a cada ano que passa, uma montra para o interior mostrar todo o potencial em termos da sua capacidade empresarial. O nosso objectivo futuro é sem dúvida o investimento na promoção internacional e na cooperação transfronteiriça captando o interesse em mais investimento e dessa forma procurando atrair para o interior mais massa critica. O Portugal Air Summit é um driver para a competitividade e, hoje em dia, é um pilar essencial para o crescimento, promoção e desenvolvimento do sector, “conclui o responsável.

Também para Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, o sucesso desta edição é indiscutível, “Cinco anos depois, esta cimeira já se funde com a nossa economia, consolidou-se e vai muito para além de qualquer proposta deste ou daquele executivo. Excedeu os limites do concelho e do nosso Aeródromo Municipal e passou a ser nacional, ibérica e até já internacional. Este crescimento diz tudo acerca da forma como foi encarada, de forma estratégica, a aposta nos sectores da aeronáutica, defesa e espaço. É, como dizia a Sra Ministra da Coesão Territorial Dra Ana Abrunhosa, a prova de que não se pode fazer tudo bem. Entendemos que os territórios têm que fazer opções aproveitando contextos já existentes e o Portugal Air Summit e o EuRoc são exactamente isso. Tal como a associação a todas estas empresas que por aqui passaram nestas edições e que aproveitaram a ocasião para estabelecer contactos e realizar os seus negócios. Agradecemos a todos a confiança que depositam na nossa visão.”

As edições anteriores do Portugal Air Summit foram sempre marcadas por um elevado sucesso, através da presença de mais de 400 nomes de relevo, os quais fizeram parte do programa de conferências, tanto a nível governamental, como a nível de empresas privadas que actuam nas áreas da aviação, aeronáutica, espaço e defesa. Já em 2020, a transmissão em streaming chegou a cerca de 60 países, posicionando o Portugal Air Summit como um dos 3 eventos com maior impacto internacional.

Em 2021, o Portugal Air Summit repetiu a fórmula de sucesso, contando para tal com uma equipa de produção de mais de 120 pessoas e sendo, mais uma vez, o resultado de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor e a empresa TheRace.