Início Região Évora Reguengos de Monsaraz: Orçamento da Câmara Municipal é de 16,8 milhões de...

Reguengos de Monsaraz: Orçamento da Câmara Municipal é de 16,8 milhões de euros

Autarquia fechou pela primeira vez um exercício económico sem pagamentos em atraso

COMPARTILHE

O orçamento da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz para este ano é de 16,8 milhões de euros, uma redução de 30 por cento comparativamente com o do ano passado, cumprindo assim o Plano de Saneamento Financeiro iniciado em 2017. O orçamento prevê apenas as despesas a suportar em 2019, uma vez que a autarquia pagou toda a facturação existente e fechou o ano sem pagamentos em atraso, o que aconteceu pela primeira vez num exercício económico.

O município efectuou no ano passado uma amortização antecipada dos empréstimos PREDE (Programa de Regularização Extraordinária das Dívidas do Estado) e PAEL (Programa de Apoio à Economia Local) com o objectivo de reduzir ao máximo a dívida. O orçamento municipal e o Plano Plurianual de Investimentos para o quadriénio 2019-2022 foram aprovados por unanimidade na câmara municipal e por maioria na assembleia municipal, com 14 votos a favor dos eleitos do Partido Socialista e do Partido Social Democrata e dois votos de abstenção dos membros da Coligação Democrática Unitária.

Durante este ano, a autarquia vai continuar a efectuar as obras definidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Reguengos de Monsaraz, que contempla investimentos superiores a 3 milhões de euros apoiados a 85 por cento pelo Portugal 2020. Assim, estão a ser efectuadas obras nas áreas da regeneração e modernização dos espaços públicos, na mobilidade urbana e para ajudar as comunidades desfavorecidas. Destaca-se a modernização da Praça da Liberdade, a construção de uma via pedonal e ciclável que vai atravessar a cidade, a regeneração de várias ruas e espaços públicos do concelho, o projecto “Recuperação dos Baluartes Fortificados em Monsaraz” e a continuação da implementação da marca “Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal”.