Início Região Évora Reguengos de Monsaraz celebra 13º aniversário da elevação a cidade com concerto...

Reguengos de Monsaraz celebra 13º aniversário da elevação a cidade com concerto da Orquestra Jazz de Évora

Santa Casa da Misericórdia, grupos corais, Hotel São Lourenço do Barrocal, Observatório do Lago Alqueva e Reserva Dark Sky Alqueva vão receber medalhas do município

COMPARTILHE
Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz
   Publicidade   
   Publicidade   

O 13.º aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade vai ser assinalado no dia 8 de Dezembro, às 21h30, com um concerto da Orquestra Jazz de Évora, no Auditório Municipal. Esta orquestra é formada por músicos que estudaram na Universidade de Évora e apresentam-se em formato de Big Band, constituída por cinco saxofones, quatro trombones e secção rítmica composta por bateria, guitarra, piano e contrabaixo.

Nesta noite, o Município de Reguengos de Monsaraz vai atribuir medalhas a trabalhadores do município, personalidades, instituições e empresas que se distinguiram em várias áreas da sociedade reguenguense. As distinções foram propostas pelo Executivo Municipal e aprovadas pela Assembleia Municipal.

A Medalha de Ouro vai ser atribuída à Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, entidade fundada há 156 anos e que exerce “no campo social um papel de extraordinário valor pela concessão de benefícios de excepcional relevância na vida e história do Município de Reguengos de Monsaraz, através da actuação nas áreas da infância e juventude com as seguintes respostas sociais: creche, jardim-de-infância, centro de actividades e tempos livres e intervenção precoce; e na área da população adulta com a oferta dos seguintes serviços sociais: serviço de apoio ao domicílio, centro de dia, estrutura residencial para pessoas idosas, lar residencial, centro de actividades ocupacionais, serviço de atendimento e acompanhamento social, gestão do refeitório e cantina social”, pode ler-se na proposta aprovada pelos órgãos municipais.

A autarquia vai também premiar personalidades, empresas e instituições que se distinguiram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de actuação, contribuindo para o engrandecimento e prestígio do município. O Observatório do Lago Alqueva – OLA e a Reserva Dark Sky Alqueva vão receber a Medalha de Mérito Científico, pois “constituem projectos criativos e inovadores e importantes infraestruturas de apoio ao astro-turismo que contribuem de forma assertiva para que todos aqueles que visitam o concelho possam usufruir de um dos melhores céus do mundo”.

Cinco grupos corais do concelho vão ser galardoados com a Medalha de Mérito Cultural, nomeadamente o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, o Grupo Coral Gente Nova, o Grupo Coral Os Bel’Aurora e o Grupo Coral Os Amigos do Cante – Falcões, porque “contribuem para a dignificação da tradição oral fortemente enraizada nas gentes de Reguengos de Monsaraz, constituindo-se por excelência os fiéis detentores e transmissores de um dos elementos da identidade cultural da região – o Cante Alentejano”.

O empreendimento turístico São Lourenço do Barrocal vai ser agraciado com a Medalha de Mérito Empreendedor, pois “foi o primeiro hotel de cinco estrelas do concelho de Reguengos de Monsaraz e do Grande Lago Alqueva, constituindo, assim, um dos maiores investimentos no município no século XXI, que para além de valorizar o património, apostou no enoturismo, nos turismos de natureza, cultural e de bem-estar, disponibilizando uma ampla oferta de actividades que visam proporcionar experiências de lazer no contexto do que pode ser a vida moderna no campo e criou mais de 50 postos de trabalho”, refere a proposta da autarquia.

Os trabalhadores e colaboradores da autarquia que no exercício da sua actividade se distinguiram pelo exemplar comportamento, pela competência profissional e pela dedicação à causa pública vão receber a Medalha de Bons Serviços e Dedicação ao Município de Reguengos de Monsaraz. Assim, este ano, três funcionários da autarquia com 35 anos de tempo de serviço vão ser agraciados com a Medalha de Ouro.

   Publicidade   
   Publicidade