Rui Nabeiro recebe em Junho grau de doutor honoris causa na Universidade de Coimbra

Rui Nabeiro
©Delta
   Pub   
   Pub   
   Pub   

A cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC) ao comendador e empresário Rui Nabeiro foi agendada para o próximo dia 8 de Junho, anunciou hoje esta instituição de ensino superior.

Numa nota enviada aos jornalistas, a UC informou que a cerimónia vai ter lugar a partir das 11:00, na Sala Grande dos Actos (Sala dos Capelos).

“Na cerimónia de Doutoramento Honoris Causa, o padrinho de Rui Nabeiro será Carlos Fortuna, sociólogo e professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), ficando as apresentações a cargo de António Martins (elogio do doutorando) e de Margarida Mano (elogio do padrinho), ambos professores auxiliares da mesma faculdade”, acrescentou.

 Pub 
 Pub 
 Pub 

Sob proposta da Faculdade da FEUC, esta distinção já tinha sido anunciada em Fevereiro e a sua cerimónia agendada para Março, no entanto, acabou por ser adiada.

No próximo dia 8 de Junho, o fundador da Delta Cafés, que veio dar origem a um grupo empresarial que hoje é líder no mercado dos cafés, recebe “a mais elevada distinção atribuída por uma universidade portuguesa, destinada a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas que constituam uma referência para toda a sociedade”.

Rui Nabeiro nasceu em 1931, em Campo Maior, no seio de uma família humilde e dedicada ao trabalho.

Em 1961, criou a Delta Cafés, que deu origem ao grupo empresarial que hoje é líder no mercado dos cafés em Portugal e que conta actualmente com mais de duas dezenas de empresas com intervenção directa em áreas tão diversas como a agricultura e vitivinicultura, distribuição alimentar e de bebidas, retalho automóvel, comércio imobiliário e hotelaria.

Foi presidente da Câmara Municipal de Campo Maior e premiado, por diversas vezes, pelo seu trabalho empresarial, social e filantrópico.

Foi distinguido em 1995 com o Grau Comendador da Ordem do Mérito Empresarial, Classe Industrial e, em 2006, a Universidade de Évora concedeu-lhe o Grau de Doutor Honoris Causa.

No mesmo ano foi-lhe atribuída a Gran Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2009, o Rei de Espanha Juan Carlos atribui-lhe uma das maiores distinções do país vizinho: a Comenda da Ordem de Isabel a Católica.

Em 2011, foi nomeado Cônsul Honorário de Espanha em Elvas e agraciado com a Medalha da Extremadura, tendo-lhe sido atribuído em 2012 novo Doutoramento Honoris Causa em Ciências Políticas, pela Universidade Lusófona.

Em 2021, a Câmara Municipal de Coimbra concedeu-lhe Medalha da Cidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Lisboa agraciou-o com a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa e Vila Nova de Gaia atribuiu-lhe a Chave da Cidade.