COMPARTILHE
   Publicidade   
   Publicidade   

Excelente exemplar da arquitectura religiosa setecentista a Igreja do Senhor Jesus da Piedade situa-se extra-muros da cidade de Elvas junto ao actual Parque da Piedade onde anualmente em Setembro se faz a Feira de São Mateus.

Tem como antecedente uma capela construída em 1737 feita por iniciativa do Padre Manuel Antunes. A cura do próprio pároco e de muitos que se deslocaram ao local criaram uma crença acerca do local que rapidamente se alastrou a toda a cidade e às suas redondezas.

As peregrinações constantes e os ex-votos dedicados ao Senhor Jesus da Piedade fizeram com que este fosse conhecido por todo a Península Ibérica. Assim sendo a capela viria a ser substituída pela actual igreja construída entre 1753 e 1779.

É uma igreja de características barrocas cujo desenho é da autoria do elvense João Fernandes. No interior são de destacar a capela-mor e dois altares laterais de mármores da autoria de José Francisco de Abreu e com telas pintadas por Cyrillo Volkmar Machado representando Nossa Senhora da Graça e o Arrependimento de S. Pedro.

Na sacristia existe um núcleo museológico onde está patente uma colecção de milhares de ex-votos desde 1737 até ao século XX dedicados ao Senhor Jesus da Piedade.


   Publicidade