Dunkirk”, de Christopher Nolan
   Publicidade   
   Publicidade   

A sessão de abertura da segunda edição do Festival de Cinema de Guerra da Raia, organizado pela AIAR – Associação de Desenvolvimento pela Cultura, teve lugar na tarde de sexta-feira, dia 5 de Janeiro, no Auditório São Mateus, em Elvas. Mais de duas dezenas de filmes em exibição “gratuita”, três secções com sete filmes a concurso e a realização de uma maratona de “Star Wars” e uma matiné infantil completam o vasto programa.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

Em competição vão estar os filme “Dunkirk”, de Christopher Nolan, que foi exibido na noite desta sexta-feira, sendo que amanhã é projectado o filme “A Escolha do Rei”, de Erik Poppe, em exibição no dia 6, sábado, pelas 21.30 horas; “Ida”, de Pawel Pawlikowski, na sexta-feira, dia 12, pelas 21.30 horas; “A Noite Cairá”, de André Singer, em exibição a 13, sábado, às 21.30 horas; “A Grande Muralha”, de Zhang Yimou, que vai ser exibido no dia 19, sexta-feira, pelas 21.30 horas; “Espírito de 45”, de Ken Loach, em exibição a 20 de Janeiro, sábado, às 21.30 horas; e “O Último dos Injustos”, de Claude Lanzmann, que vai ser projectado a 26 de Janeiro, sexta-feira, às 21.30 horas. Os filmes são exibidos no Auditório São Mateus.

Na categoria extra competição vão ser exibidos os filmes “Peregrinação”, de João Botelho, pelas 17.30 horas, de sexta-feira, dia 26, e “O Capitão”, de Robert Schwentke, no sábado dia 27, pelas 18 horas, ambos no Auditório São Mateus.

Ainda em termos de programa, no sábado dia 6, na sessão, Évora em Elvas, vai ser exibido o filme “O Deserto dos Tartáros, de Valerio Zurlini, no Auditório São Mateus, pelas 15 horas; enquanto que no dia 13, sábado, vai passar no grande ecrã o filme “A Vergonha”, de Ingmar Bergman, pelas 15.30 horas, e no sábado 20, é projectado “Phoenix”, de Christian Petzold, no Auditório São Mateus, pelas 15.30 horas.

O Auditório da Escola Secundária D. Sancho II acolhe a Maratona de StarWars, sendo que no dia 10, quarta-feira, vai esta em exibição os episódios “IV – Uma Nova Esperança” (14.30 horas) e o “V – O Império Contra-Ataca” (17.30 horas); no dia 17, quarta-feira, os episódios “VI – O Regresso de Jedi” (14.30 horas)  e o “I- A Ameaça Fantasma” (17.30 horas); no dia 24, quarta-feira, os episódios “II – Ataque dos Clones” (14.30 horas) e o “III – A Vingança dos Sit H” (17.30 horas).

Nesta edição está ainda agendada uma sessão sobre Memórias de África, com a exibição de filmes no Museu Militar de Elvas, no dia 7, domingo, “Memórias Orais Militares de Elvas”, de Leonel Brito, às 15.30 horas; seguindo-se no domingo dia 14, “Natal 71”, de Margarida Cardoso, pelas 15.30 horas; no domingo 21, “Chaimite”, de Brum do Canto, também às 15.30 horas, e a encerrar, “Um Adeus Português, de João Botelho, às 15.30 horas, de domingo dia 28.

O programa contempla ainda uma sessão juvenil, com o filme “Transformers”, a decorrer no domingo, dia 21, pelas 16 horas, no Auditório São Mateus.

O júri desta edição é composto por João Botelho, António Cachola, Abílio Pires Lousada e Sérgio L. Carvalho.