Publicidade   
   Publicidade   

Um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter foi sentido em Elvas e noutras zonas do país, nesta segunda-feira, pelas 11h51. O epicentro foi registado a cerca de seis quilómetros de Arraiolos, no distrito de Évora, registando-se depois réplicas de menor intensidade, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Tiago Bugio, confirmou que No concelho de Elvas não foram registadas ocorrências, e acrescentou que apenas “a Escola Básica do 1º Ciclo de Santa Luzia foi evacuada, mas as aulas já estão a regressar à normalidade”, referindo que não houve mais evacuações de edifícios públicos neste concelho.

O sismólogo Fernando Carrilho disse que este sismo foi bastante sentido num raio de cerca de 270 quilómetros – uma distância que considera normal já que “4,9 é já um sismo de dimensão moderada”.

Segundo o Público, Carrilho confirmou terem ocorrido pequenas réplicas nos minutos a seguir ao sismo (pelo menos três réplicas com magnitude entre 2,5 e 2,7) podendo ainda haver mais. “Por vezes a ocorrência de pequenos sismos numa determinada zona representa uma migração de tensões para outras zonas próximas que se podem acumular e podem desencadear outros sismos na zona”, explicou Fernando Carrilho.