Publicidade   
   Publicidade   

Encontra-se concluída, desde o início deste mês de Fevereiro, a testagem à COVID-19 promovida pela Câmara Municipal de Moura às populações de Moura e Amareleja.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

A necessidade em realizar a referida testagem surgiu no início de Janeiro, dada a evolução desfavorável da situação epidemiológica, que se verificava na altura, especialmente na cidade e vila do concelho, com um crescimento exponencial do número de casos activos de infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

A testagem foi acompanhada pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Moura e executada pelo Centro ABC – Algarve Biomedical Center.

No total foram realizados 1.578 testes – 1.113 na cidade de Moura e 465 em Amareleja – tendo sido detectados 77 casos positivos de COVID-19, dos quais 49 em Moura e 28 em Amareleja.

Tratou-se de uma testagem voluntária, que permitiu identificar, sobretudo, casos positivos assintomáticos, fornecendo às autoridades de saúde um mapeamento da real situação epidemiológica, por forma a serem perfilhadas medidas adequadas à contenção da propagação da doença.

O método utilizado para a detecção do vírus foi o PCR (Polymerase Chain Reaction) com amostra de exsudado nasofaríngeo, pela elevada sensibilidade e especificidade na identificação simultânea de vários genes do vírus.

Todos os resultados desta testagem foram encaminhados para a Autoridade de Saúde Pública.

---[ Pub ]---