UÉ testes serológicos
   Publicidade   
   Publicidade   

Com entrega imediata dos resultados, os testes serológicos realizam-se todas as terças e quintas-feiras, pelas 14h na Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da Universidade de Évora (ESESJD), ou no local solicitado pelo requerente. Este teste, com um custo de 15 Euros para entidades públicas ou de 25 Euros para entidades privadas, possibilita avaliar a imunidade ao Coronavírus e consiste na recolha de uma amostra de sangue que comprova a presença das Imunoglobulinas IgG e IgM. Quando o resultado do exame detecta IgG reagente e IgM não-reagente significa que esteve infectado há pelo menos 3 semanas e que pode estar imunizado, apesar de ainda não existirem evidências científicas sólidas que comprovem a duração dessa imunização.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

Relativamente ao teste de diagnóstico à Covid-19, realiza-se também todas as terças e quintas-feiras, pelas 9h na ESESJD da UÉ, com um custo de 40 Euros se for requerido por entidades públicas e de 50 Euros para entidades privadas. Com a confirmação do resultado no prazo de 24h a 48h indica se existe, ou não, infecção pelo vírus. A mais-valia deste teste reside no facto de ajudar a pessoa infectada a receber os cuidados necessários e tomar as medidas mais adequadas, nomeadamente medidas de isolamento e contribuir assim para um maior controlo da cadeia de transmissão desta doença.

Para Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ, esta medida “reforça o papel activo que a Universidade assumiu desde o primeiro momento no combate à pandemia, seja na realização de testes, na investigação de novas soluções ou no apoio à comunidade, através da entrega de equipamento de diagnóstico e material de protecção”.

A proximidade com a comunidade local é, como assume, “mais que um dever, um missão, não apenas nesta área mas em muitas outras da sociedade”, congratulando-se ainda “com o envolvimento activo, desde a primeira hora, de uma vasta equipa da UÉ que tem dado um valioso contributo para minorar os efeitos negativos desta pandemia”.

Para mais informações sobre a realização destes testes, consulte o site da Universidade de Évora aqui

.