Publicidade   
   Publicidade   

O Festival Cinecarril estreia esta quarta-feira, dia 27 de Janeiro de 2021, com o tema “O Caminho de ferro e o Cinema” numa sessão comentada por Ana Cardoso de Matos, Professora do Departamento de História e investigadora do CIDEHUS da Universidade de Évora.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

Composto por 12 sessões de cinema o Festival Cinecarril insere-se no âmbito das celebrações do “Ano Europeu do Transporte Ferroviário” numa acção promovida pelo CIDEHUS da Universidade de Évora, com a colaboração do mestrado Erasmus Mundus TPTI, um mestrado da UÉ em associação com a Université Paris 1 Phantéon-Sorbonne e a Università degli Studi di Padova.

A relação entre História dos Caminhos de Ferro & Cinema é o principal tema da sessão inaugural deste Festival que tem o apoio da RTP Arquivos mediante a disponibilização de imagens do documentário: “História dos Comboios em Portugal” (Cabrita 1978) e comentários de Ana Cardoso de Matos.

A presença do comboio no cinema e na televisão ou o comboio e as festas de fim de ano são apenas alguns dos temas que compõem as 12 sessões deste festival de cinema a decorrer via Zoom e com inscrição prévia na página oficial do evento.