Publicidade   
   Publicidade   

A Universidade Sénior de Évora (USE), participou em Olsztyn na Polónia, entre os dias 25 e 29 de Março, em mais uma mobilidade de boas práticas no âmbito um projecto europeu que visa combater a solidão. O projecto denominado Combat Loneliness Through Learning, (Combater a solidão através da aprendizagem) é financiado pela União Europeia através do Programa Erasmus+ e visa criar um manual de boas práticas de livre acesso, para ser implementado por quem o desejar. Para tal, conta com parceiros de Portugal (USE), Letónia, Polónia e Reino Unido, sendo o último quem coordena o projecto.

   Publicidade   
   Publicidade   

A metodologia consiste em visitar os países parceiros para que se possam observar várias práticas, seleccionando as melhores para colocar no guia a ser lançado no final do ano. Maria de Jesus Florindo, Presidente da Universidade Sénior de Évora explica que “uma boa prática deve ser efectiva, económica, socialmente sustentável e tecnicamente acessível, de forma a ser facilmente replicável e adaptável. Nesta visita de trabalho pudemos contactar com algumas boas-práticas utilizadas pelos nossos parceiros polacos, que foram desde o uso de animais para ajudar crianças com dificuldades, à organização de festas intergeracionais para seniores com mais de 85 anos, ou à criação de microssistemas ecológicos em frascos de vidro, para dar apenas alguns exemplos. “

A dirigente explica ainda que “a próxima visita será ao Reino Unido, em Setembro, onde ficará fechado o guia, que posteriormente apresentaremos publicamente aos nossos parceiros locais e à comunidade em geral.”